Neste artigo vamos lhe mostrar porque é que o branding é tão importante para a sua empresa.

Inicialmente vamos compreender o que é um logótipo, de seguida o que é o branding e, por último, como pode pôr uma estratégia de branding em prática.

 

1. O que é um Logótipo?

Um logótipo é o conjunto de características que levam a que os seus clientes o identifiquem no mercado e, o diferenciem da sua concorrência. Este é, geralemente, uma representação gráfica que representa uma marca. 

Uma marca são as várias características, visíveis fisicamente ou a nível da perceção, que os seus clientes usam para identificar a sua marca.

Posto isto, vamos agora identificar quais as ferramentas que os seus clientes usam para o identificar como marca:

  • Logótipo;
  • Grafismos;
  • Ícones;
  • Forma de comunicação;
  • Entre outras manifestações.

Estas ferramentas de identificação de marca, quando geridas corretamente, acrescentam valor à sua marca e influenciam diretamente a decisão de compra dos clientes, permitindo-lhe criar uma identidade. Esta identidade faz com que a sua empresa ganhe força e seja visível qual a sua missão, valores e essência.

 

2. O que é Branding?

Branding é uma estratégia de gestão de marca que engloba um conjunto de atividades de investigação, estratégia e design que permitem marcar presença na mente do consumidor. Consequentemente, este processo, juntamente com o marketing, procura tornar a marca numa top of mind dos consumidores, isto é, na primeira marca que os consumidores se irão lembrar quando pensarem no seu segmento de mercado.

Este processo de gestão deverá refletir quem é a empresa. Por isso o branding é uma estratégia que procura criar uma conexão emocional com o consumidor através do posicionamento da marca.

Resumindo, ter um bom branding faz com que o público entenda e conheça a sua marca. E, juntamente com uma boa estratégia de marketing, o público sentir-se-á ligado à sua marca, o que irá permitir que consiga crescer no mercado, e assim atrair investimentos e, vender mais.

3. E agora, por onde começar?

1. Construção da marca;

  • Identidade visual
  • Posicionamento
  • Mapeamento de personas

2. Ponto de venda;

3. Marketing de conteúdo;

  • A criação de bom conteúdo mostra ser uma das estratégias mais efetivas para ligar a marca ao público e construir uma imagem positiva da marca

4. Redes sociais;

  • Hoje em dia é nas redes sociais que a maior parte dos consumidores cria opiniões, compartilha, comenta e reclama marcas, daí ser tão importante estar ativo nas mesmas

5. Marketing promocional (Merchandising);

6. Marketing de experiência;

7. Endomarketing.

 

Conclusão

Neste artigo consegue entender porque é que para uma marca ter sucesso tem que assentar num bom branding. É a partir desta estratégia que o seu público irá reconhecer a sua marca no mercado.

É também necessário que entenda que os seus produtos poderão ser de ótima qualidade mas, se a sua marca não transmitir confiança não conseguirá gerar interesse nos consumidores, influenciando, assim, o sucesso da empresa.

Agora coloque as nossas dicas em prática e recorra a profissionais de confiança para que as suas estratégias tenham sucesso. Aposte numa entidade que o coloca em primeiro lugar, aposte na RED Agency.