"> Os 7 Pecados do Content Marketing - Red Agency

setepecados

Os 7 Pecados do Content Marketing

CategoriesNotícias

Primeiro que tudo vou fazer-lhe uma pergunta, sabe o que é Content Marketing? Se a sua resposta foi “NÃO” vamos passar a explicar-lhe de seguida… 

Segundo a definição do Content Marketing Institute, Content Marketing é:

“Uma técnica de Marketing que consiste em criar e distribuir conteúdos úteis, relevantes e fiáveis para atrair e conquistar uma audiência claramente definida – com o objetivo de levar o cliente a agir de uma forma lucrativa.”

Ou seja, Content Marketing é uma estratégia de marketing que se centra numa comunicação mais interativa que o marketing tradicional. Com esta estratégia deixam de ser as marcas a invadir o espaço dos clientes, com publicidades, e passam a ser o clientes a descobrirem as marcas.

Se agora se está a perguntar como é que o cliente vai descobrir a sua marca sem ser através da publicidade tradicional, tenha calma, nós explicamos!

Com o Content Marketing as empresas disponibilizam apenas conteúdos que informem, entretenham e que criem valor aos seus clientes. Desta forma é possível desenvolver uma relação duradoura e mais forte com os clientes. Através do Content Marketing os seus clinetes não estão a ser “massacrados” a ouvirem falar da sua marca, estão ver a sua marca por vontade própria.

Os objetivos do Content Marketing são:

  • Partilhar conhecimento 
  • Criar afinidade 
  • Dar notoriedade 
  • Criar relações de lealdade 

Quais os formatos e plataformas a utilizar:

  • Artigos em Sites
  • eBooks em Blogs
  • Infográficos por e- mail 
  • Vídeos em Redes Sociais 
  • Fotografias em Mídias offline

Ideias de conteúdos a publicar: 

  • Storytelling (contar histórias, mostrar bastidores, …)
  • Tutoriais 
  • Guias
  • Atualidade (dar a conhecer tendências)
  • White papers (documentos que visam partilhar conhecimento)
  • Entrevistas 

 

Agora vamos aos…

7 PECADOS do Content Marketing 

#1 – Não procurar inspiração

A inspiração é fundamental para um bom trabalho. Mas não se deve restringir apenas a uma fonte de inspiração para não se tornar repetitivo. Pesquise e quando menos esperar vai encontrar algo que o inspire. 

#2 – Não se identificar com os seus seguidores

Ao definir a sua estratégia deve ter em conta os gostos e interesses dos seus públicos. Só assim irá criar conteúdo de valor para os seus clientes.

#3 – Continuar com publicações com as quais já não se identifique

Se estiver a apostar numa nova estratégia de comunicação deve fazer uma triagem dos conteúdos antigos e eliminá-los.

#4 – Explorar sempre o mesmo formato/conteúdo

Diferentes plataformas têm diferentes públicos! É importante que adapte os seus conteúdos a cada público e a cada plataforma. Não deve fazer “copy paste” dos conteúdos entre plataformas.

#5 – Abusar de keywords

É importante usar keywords, pois, apenas assim as pessoas vão chegar aos seus conteúdos. Mas, é importante que se utilizem apenas as keywords que estejam presentes ou diretamente ligadas ao conteúdo.

#6 – Oculte-se, não mostre confiança 

Para que os seus clientes confiem em si e no seu trabalho deve ser transparente. A transparência é a base da confiança.

#7 – Não criar um plano de publicações

Criar um plano de publicações mensal (ongoing) é fundamental. Assim consegue facilitar o seu trabalho de criação e, garantidamente, ser mais consistente a publicar oferecendo conteúdo de valor.

 

Concluindo, depois de definir como quer que a sua marca seja vista e qual a forma como pretende comunicar, adapte a sua comunicação ao seu público-alvo. Dessa forma conseguirá oferecer conteúdos que sejam mais interessantes para o mesmo. 

Através do Content Marketing consegue publicitar a sua empresa sem “massacrar” o seu público com publicidade. Ser visto, com conteúdo de valor, acaba por ser lembrado, e desta forma está a trabalhar para ser uma top of mind do seu mercado. 

Se não sabe como começar, nem tem imaginação para criar conteúdo, procure ajuda de profissionais, procure a RED – Agency

BG
BG1
BG2
BG3
BG4
whatsapp
whatsapp